Quais os deveres do franqueado em um franquia?

2 de julho de 2016Notícias

São Paulo – O franqueado é um empresário e deve atuar como tal. O bom empresário cuida do seu negócio, da gestão dos recursos humanos, dos recursos financeiros e das vendas. O sucesso do negócio vai depender do quanto ele é eficiente e o quanto ele se empenha para obter excelência na operação e no atendimento ao seu cliente. Na franquia não é diferente, o franqueado é responsável pela gestão e pelos resultados da franquia sob seu comando.

O franqueado, no entanto, tem a grande vantagem de contar com o apoio da franqueadora e orientações quanto a gestão do negócio enquanto durar a relação contratual entre os dois. Ele entra no negócio com vantagens, não precisa passar pela experiência que o franqueador passou, queima etapas, com muito mais chances de obter resultados em função do conceito da marca, do ganho de escala, do marketing e sistema de gestão.

Em contrapartida o franqueado tem obrigações pré definidas em contrato entre elas se destacam o cumprimento de metas de vendas determinadas pelo franqueador para os franqueados da rede; a prestação de informações para a franqueadora; a compra de produtos credenciados para a rede; a administração do negócio e seus recursos, físicos, financeiros e humanos; a atuação dentro do território definido; o seguimento de regras e padrões determinados pela franqueadora; a preservação do conceito do negócio e zelar pelo uso da marca e a realização de marketing para divulgação dos produtos e serviços em sua região de atuação.

O que é importante ficar claro é que o franqueado deve trabalhar para gerar resultados, o franqueador não vai vender por ele, nem gerenciar a unidade. Portanto o resultado vai depender muito mais da atuação dele como empresário do que de qualquer outra atitude da equipe da franqueadora.

Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias.

Fonte: exame.abril.com.br/pme