7 Dicas de um franqueado Belga Mix de sucesso

26 de junho de 2016Notícias

1. Crise não é o momento de ficar parado
Sobre abrir uma unidade franqueada em tempos de crise, Lichtenstein afirmou que ele e seus supervisores acharam que valia a pena e foram atrás. “Eu acho que quando aparece uma oportunidade, às vezes temos de fazer coisas que não estão na previsão. No segundo semestre de 2015, inauguramos ou reformamos cinco lojas. A ideia é estar bem posicionado no momento que o mercado der uma virada. O lojista que não se atualiza está condenado a ficar para trás”.

2. Saiba que nenhum negócio é à prova de pepinos
Franquias podem até ser mais seguras do que uma startup, por exemplo. Mas, mesmo assim, elas não fazem parte de um mundo cor-de-rosa. “Tem que se acostumar com o fato de que, no mundo dos negócios, sempre haverá problemas. Muita gente acredita que é só trabalhar muito, mas também é preciso aguentar a frustração. Eu vejo que muitas pessoas não aguentam, mas a vida é feita disso, inclusive nos melhores negócios”, explica.

“Os pepinos não são apenas porque o mercado está difícil. Mesmo em mercados que não passam por dificuldades há problemas, até porque sempre há novidades.”

3. Não se deixe levar apenas pela emoção
Às vezes, um franqueado está tão entusiasmado para abrir uma franquia que fecha os olhos e acredita em tudo que o franqueador diz, afirma Lichteinstein. “Negócio não combina com a emoção de abrir uma marca. Você tenta se convencer de que o negócio vale a pena. Desejo é uma coisa, realidade é outra”, explica.

Isso não quer dizer que acreditar no negócio não é importante – afinal, você precisa convencer outros a entrarem no mesmo barco -, e sim que é preciso pesquisar antes de investir. “O franqueado tem que conversar muito com outros franqueados, com o dono do local onde ele irá ficar, com as lojas vizinhas. Tem que fazer lição de casa, e duvidar sempre das coisas.”

4. Procure lugares não tão badalados
Um dos segredos é achar franquias que possuem bom lucro em lugares não tão badalados, conta o franqueado. “Às vezes, é mais rentável investir em um shopping menos badalado: com aluguel mais interessante, investimento menor e mais chances de negociação. Dá para lucrar com o produto certo e o público certo.”

5. Trabalhe de forma inteligente
Para todo empresário, é necessário saber conversar com as pessoas – dos colegas franqueados aos funcionários e fornecedores. Sem isso, seu negócio não dará certo. “Quem pensa que vai trabalhar doze horas por dia e é suficiente, saiba que não é. É preciso trabalhar com inteligência, saber que você não é uma ilha, que sua empresa não está sozinha no mundo. É preciso conversar até mesmo com concorrentes e lojistas de outras áreas.”

Essas conversas podem começar já no momento de pesquisa por uma futura franquia. Passe alguns minutos no corredor do shopping ou na rua do possível ponto comercial: veja o fluxo de gente, converse com o lojista mais próximo. O franqueado curioso cresce mais velozmente do que o franqueado recluso.

6. Não ache que é só abrir as portas e vender
Quem trata uma loja como um negócio que você abre, vende e embolsa não tira o máximo do negócio. Você tem que entender seu negócio nos mínimos detalhes: saber o que ocorre no dia a dia, porque em certos horários vende mais ou menos e quantos funcionários são realmente necessários, por exemplo.

“Mesmo que o franqueador já tenha pensado no negócio, nada substitui você pensando nele. Quem quer ter uma franquia pensando que vão te dar tudo mastigado é melhor não ter”, explica Lichteinstein. “Um franqueado melhor faz a loja ir melhor. É só comparar franquias em locais diferentes. Já comprei franquia de um franqueado desanimado e dobrarmos o faturamento sem trocar uma lâmpada, só por uma gestão mais adequada.”

7. Não olhe apenas para o volume de vendas
“A minha tendência antigamente era achar franquias que vendessem muito. Mas concluí que isso não é o mais importante, e sim o lucro. Têm franquias que são formatadas para vender muito, mas não sobra o necessário para o franqueado”, explica Lichtenstein. “É preciso tomar cuidado para ter a franquia que dê o retorno correto ao franqueado.”

Fonte: exame.com